Desafios e oportunidades na perícia digital (Resumo)
A perícia digital surgiu da necessidade de analisar incidentes e investigar crimes, em que recursos tecnológicos podem ter sido utilizados direta ou indiretamente. O rápido desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação atuou de forma direta em uma mudança de foco do mundo real para o mundo digital. Criminosos foram rápidos para reagir a tal e explorar novas atividades econômicas ilegais. No entanto, essa velocidade nem sempre foi acompanhada pelas forças de lei, ou mesmo pelas empresas, que ainda possuem um grande desafio de apurar, investigar e responder a incidentes de segurança e crimes digitais. Isso é agravado pelo fato de que, constantemente, surgem novas tecnologias, como computação em nuvem e armazenamento de volumes descomunais de dados em storage, além da disseminação do uso de dispositivos móveis de elevado poder computacional e de armazenamento. Ainda mais pelo fato de as forças da lei estarem um passo atrás, buscando soluções para crimes que não existiam antes. Além disso, as técnicas inicialmente empregadas por peritos, como era essencialmente realizada a análise post-mortem de discos rígidos de computadores desligados, não são mais adequadas em diversos casos, em que se faz necessária a captura de dados voláteis do sistema ligado. Esse contexto apresenta uma enorme oportunidade para a computação forense, a qual tem um grande potencial de inovar, socorrer as empresas e proteger a sociedade, desde que todos os atores envolvidos (governo, empresas, academia e sociedade civil) tomem consciência de sua importância e adotem ações efetivas no combate ao crime digital.
Esse é um conteúdo que exploro em detalhes no recém-lançado livro: Cyber Risk – Estratégias Nacionais e Corporativas sobre Riscos e Segurança Cibernética (https://www.livrariart.com.br/cyber-risk-estrategias-nacionais-e-corporativas-sobre-riscos-e-seguranca-cibernetica/p)
Aproveito para deixar aqui registrado meus agradecimentos aos coodenadores pelo convite para escrever sobre um tema que me atrai há vários anos, Giuliano Giova, Renato Opice Blum e em especial ao amigo Domingo Montanaro, e parabenizar aos demais colegas autores pela publicação dessa relevante obra.
Autores
Maria Augusta Peres Catelli; Renata Yumi Idie; Camilla do Vale Jimene; Guilherme Hernandes Sicuto; Marcelo Buz; Gustavo Batistuzzo; Marcelo Caiado; Armando Lima Amaral; Roberto Gallo; Caio César Carvalho Lima; Rony Vainzof; Domingo Montanaro; Cristiano Petroni; Taciana Eugênia Duarte; Rodrigo Moura Fernandes; Giuliano Giova; Maurício Antonio Tamer; Alexandre Quinze; Fernanda Kac; Paula Marques Rodrigues
Descrição
Sobre a obra:
O risco cibernético cresce na velocidade da transformação digital da sociedade contemporânea, gerando insegurança e incapacidade das empresas se prevenirem, mitigarem ou ainda acompanharem em tempo real de forma a proteger seus ativos. A legislação brasileira e as pesquisas técnicas buscam acompanhar os riscos e manter-se em dia com o avanço tecnológico e os riscos crescentes. Diante desse cenário, a obra busca expor a análise técnico-jurídica e técnico-científica do momento atual dos riscos cibernéticos e apontar as soluções mais inovadoras de prevenção e mitigação de riscos cibernéticos.
Destaque:
A obra foi elaborada por grandes especialistas no tema, tanto da área técnico-jurídica como técnico-científica, com vasta experiência prática sobre prevenção e solução de riscos cibernéticos. O livro coloca pela primeira vez em linguagem acessível, diversas questões práticas e inovadoras de prevenção e mitigação desses riscos, já testadas e comprovadas por equipes hands-on com vazamentos e ataques cibernéticos.
Código ISBN: 9786556143378