Sobre

Esta página é mantida por Marcelo Caiado, chefe da Assessoria Nacional de Pericias de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise da Procuradoria-Geral da República onde trabalha como Analista do MPU / Perícia / Tecnologia da Informação e Comunicação há mais de 20 anos. Também é professor da disciplina Gestão da Segurança da Informação da pós-graduação lato sensu Governança da Tecnologia da Informação da Escola Superior do MPU (ESMPU) e de Cyber Threat Intelligence do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP).

Ele possui vasta experiência na área de investigações de crimes digitais e de segurança da informação, tendo atuado como a chefe da Divisão de Segurança da Informação e também do Núcleo de Segurança da Informação da PGR, e lecionado em instituições de ensino superior em cursos de graduação e de pós-graduação.  É Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bacharel em Administração de Sistemas de Informações pela União Educação de Brasília (UNEB) e Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Já ministrou cursos, treinamentos e palestras na área de investigação de crimes cibernéticos, perícia digital e de segurança da informação em  eventos como Fórum Nacional de Segurança da Informação,  ICoFCS – International Conference on Forensic Computer ScienceCNASI – Congresso de Segurança da Informação, Auditoria e Governança TIC, Cyber Security Meeting,  SecureBrasil, Jornada de Segurança da Informação e Comunicações do SISP, RoadSec, (ISC)2 Security Congress Latin America, Congresso Fecomercio de Crimes Eletrônicos, Escola Regional de Informática da UCB, entre outros. É Diretor Administrativo da HTCIA (High Technology Crime Investigation Association) – capítulo Brazil.

É instrutor oficial dos cursos Cellebrite Certified Operator (CCO), Cellebrite Certified Physical Analyst (CCPA) e Cellebrite Advanced Smartphone Analysis (CASA), da Cellebrite, e Computer Hacking Forensic Investigator (CHFI) e Cyber Threat Intelligence Analyst (CTIA), do EC-Council. E é mentor dos cursos Advanced Computer Forensic Analysis and Incident Response (FOR 508),  Hacker Techniques, Exploits & Incident Handling (SEC 504) e  Security Leadership Essentials for Managers (MGT 512), do SANS Institute, também tendo sido mentor do curso Computer Forensic Investigations – Windows In-Depth (FOR 408).

Possui as certificações CISSP (Certified Information Systems Security Professional), GCFA (GIAC Certified Forensics Analyst), GCIH (GIAC Certified Incident Handler), GSLC (GIAC Security Leadership Certified), Computer Hacking Forensic Investigator (CHFI), Cellebrite Advanced Smartphone Analysis (CASA) ExaminerCyber Threat Intelligence Analyst (CTIA) e EnCE (EnCase Certified Examiner).

É coautor do livro Cyber Risk – Estratégias Nacionais e Corporativas sobre Riscos e Segurança Cibernética , lançado em 28/11/2020, pela Revista dos Tribunais (Editora Thompson Reuters), com o capítulo Desafios e oportunidades na perícia digital.

LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/caiado

Goodreads: http://goodreads.com/mcaiado

Instagram: https://www.instagram.com/perito.mcaiado/

http://lattes.cnpq.br/6404401653040186

Página mantida com o apoio da GNETT Soluções – Hospedagem Profissional: http://www.gnett.com.br/

Deixe uma resposta